Hoje vamos falar de tecnologia, pq amanhã falaremos de casamento :).
Ontem dia 29/03 foi o dia em que fui convidado para uma mesa redonda na UniFaimi em Mirassol, é sempre um nó na cabeça quando falamos de software livre e software proprietário, ambos os lados estavam muito bem equilibrados e foi um debate saudável onde ambos se fizeram entender. Na plateia havia uma hegemonia com cara de obrigatoriedade de estar lá, e foi divertido quando eu tão suavemente como uma pata de elefante, afirmei que estavam errados com seus windows pirated edition, tanto o Software Proprietário quanto eu do Software Livre estávamos alinhados sobre esse tema.
Após muitas perguntas respondidas, pude então dar mais uma alfinetada na plateia, quando afirmei que “Se você não arruma emprego na área de TI, estando na faculdade ou após se formado, isso só mostra sua incompetência como profissional...”, isso foi após entramos no quesito certificação e “de onde eu ganho dinheiro”, mas uma vez consegui ver gente na plateia prender a respiração, e mostrei que não é uma faculdade que vai lhe garantir um bom emprego, é o empenho individual na sua vida profissional que te garante um bom emprego.
Uma das partes, que considero mais bacana da mesa, foi quando Anisio, que estava representando software proprietário, falou do Office e formato de arquivos quando eu atacava veemente a tentativa de segui mentar o mercado da M$, que lembrou a frase de um professor da faculdade “As regras estão para ser seguidas, ou você as segue ou lute para muda-las...”, isso deu fomento para corroborar minha afirmação da trava que o software proprietário é, e da segui mentação no qual grandes monopólios fazem com novas tecnologias, e chamei todos ali presentes, que se não concordam em ter que pagar R$900,00 numa suíte de escritório, que mudem pra uma livre, ao invés de piratear e manter uma prática horrível e seus cérebros estagnados.
Hoje pensando melhor sobre a mesa redonda, eu poderia ter usado mais um argumento que seria fantástico, 2x me perguntaram como ganhar dinheiro com software livre, 2 vezes eu respondi, mas poderia ter usado o Software proprietário como exemplo, que mesmo eles Vendendo a licença ainda ganhavam dinheiro com o serviço, o Serviço é a melhor maneira de se ganhar dinheiro com Software Livre, poderia ter mostrado que não é um bixo de sete cabeças e que é uma prática já existente no mercado, só que ao invés de vender a licença, o profissional já parte direto para o serviço.
Foi ótimo a mesa redonda, fui muito bem equilibrada e ficou claro, ao meu ver, a famosa diferença. Não posso encerar esse post sem agradecer aos professores Luciano Sasso, Lucimar Sasso e Vianna, por terem arquitetado essa mesa, o obviamente, meus amigos do lado negro da força Jão e Anisio que defenderam o software proprietário e o fizeram muito bem, sem mascaras ou adoçando o ouvido da plateia com palavras doces, e sim com a realidade. Parabéns a Nós, e esperamos que tenhamos sacudido algumas mentes daquele auditório. E especialmente a Akemy Hayashi, minha namorada, por mais que me apurrinhe falando mal do meu sistema operacional, me deu apoio moral e acalanto mental enquanto me preparava para a mesa :) #casei.
So uma pergunta a todos que lerem esse post... sempre me perguntam qual a vantagem que tenho de usar software livre, então eu pergunto... Qual a vantagem de usar software proprietário???? para nós usuário e criadores de soluções tecnológicas.
E a pergunta que fica no Ar!!