segunda-feira, 12 de abril de 2010

Celtas x Romanos

Engraçado como as decisões do passado acarreta até hoje, acabo de ver um documentário na TvEscola sobre os celtas, os celtas são taxados de bárbaros pela história dos vencedores, nesse caso o mundo romano, denigrem e destrói a imagem do que realmente foi esse povo.

No mundo Romano, as crianças indesejadas e os deficientes eram jogadas foras literalmente, a mulher nem era cidadã e devia se submeter-se aos homens em todos seus caprichos, apenas o homem patronos, o grande paizão era respeitado e tinha poder, machista não??.

Já no mundo Celta, as mulheres tratadas como iguais até com o poder de se divorciar, crianças tinham seu lugar garantido inclusive as deficientes, os velhos eram respeitados e cuidados e tudo isso me faz pensar.

Quanto tempo demoramos para ter em nossa sociedade atual esses direitos garantidos?, lembrem que o mundo celta fora destruído pelo IMPÉRIO ROMANO, sob o comando de Julio Cesar ou seja, em termos de direitos, eles estavam como nós nos dias de hoje, o que aconteceria se os romanos não tomasse o conta como tomou?, se tivéssemos acesso a essa cultura como ela realmente era, teria-mos demorado tanto para criar leis que se assemelham ao mundo celta?

Vivemos uma sociedade machista, onde as mulheres ganharam espaço a não muito tempo, onde leis que asseguram a velhice e os deficientes também não datam de muito tempo ( ou ao menos não levadas a sério como deveriam).

Quem são realmente a barbárie ignorante que atacou e corrompeu o mundo? Celtas ou Romanos???, e o mais importante qual deles você deseja seguir??





Um comentário:

Rapsila disse...

É fato que a história que chega até nos por livros ou pela mídia é sempre a de interesse dos grandes lideres. Como quando soube do pq da aflição dos japoneses com a derrota na 2º guerra, eles não tinham receio dos americanos pelo q esses eram, mas sim do que qualquer inimigo faria com eles diante do que eles eram, de quão crúeis e impiedosos eram com seus prisioneiros de guerra. Temiam receber o mesmo tratamento desumano q destinavam a suas vitimas. Esse tipo de verdade não chega as grandes massas, só vemos a crueldade que foi as bombas atômicas por elas serem mais impactantes perante as massas, mas que o Japão teve seu lado negro e sombrio no conflito é mascarado =P

Licença Creative Commons
Blog Papo de Buteco by Laercio Tardochi is licensed under a Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.